domingo, 13 de dezembro de 2015

Bilhete

Pequena mensagem de cunho principalmente informativo. É um recurso muito utilizado por pessoas que dispõem de pouco tempo, pouca destreza para redigir ou pouca paciência, ou seja, indivíduos da pós modernidade.


Exemplo:

Mainha,
 vou pra casa de Bia. Volto cedo. Relaxa, estou bem. beijo. 
Ray.

Poema

Estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua composição. Pode ou não ser poético. Dependendo de sua estrutura, pode receber classificações específicas, como soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc.

Exemplo:

O amor!

O amor chega, te chama , te inspira
Deixa entrar!
Todo mundo quer paz, ninguém sai do ligar. 
O amor tem passe livre, segue a lei do retorno
Feliz quem sabe transportar
Transbordar, transparecer e
Enfim, ser amor

Curriculum Vitae

É um gênero da categoria empresarial que se diferencia dos outros pela área a qual está sendo direcionada. Esse gênero textual constitui em um tipo especifico de texto tendo sua modalidade narrativa, uma vez que esse gênero descreve uma pessoa profissionalmente.   


Exemplo:

  • João da Silva Sauro
  • Solteiro,Brasileiro, 25 anos
  • Rua Brasil, 250 - Bairro
  • CEP 13400-000 - Cidade - Estado
  • Tel / Cel: (19) 0123-4567 / (19) 0123-4567

Objetivo

Trabalhar ana área de publicidade e propaganda durante o periodo matutino 

Formação acadêmica

2010 - 2014 - Publicidade e propaganda

Experiência Profissional

2015 - Casa da propaganda
Cargo: Criador de arte publicitária

Idioma

Inglês

Rótulo

Toda identificação impressa, litografada, pintada, gravada a fogo, a pressão ou auto-adesiva, aplicada diretamente sobre recipientes, embalagens, invólucros ou qualquer protetor de embalagem externo ou interno, não podendo ser removida ou alterada durante o uso do produto e durante o seu transporte ou armazenamento.

Exemplo: Rótulo da Coca Cola
 

Oficio


O ofício é tipo de correspondência externa muito usado, especialmente quando o destinatário é órgão público. Ele serve para informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração.




 Exemplo:

Ofício n.º 45/2015/GR

Arinos MG, 02 de dezembro de 2015


A Sua Excelência a Senhora
Dilma Vana Roussef
Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto

 
Brasília. DF

Assunto: Solicitação do salão principal do Palácio do Planalto

Senhora Presidenta, venho através deste solicitar a Excelentíssima Senhora que disponibilize o salão principal do palácio do planalto para a colação de grau dos formandos do terceiro ano do ifnmg-Campus Arinos.

DATA: 18/12/2015
HORA: A partir das 19:30
  

Atenciosamente,



Rayane Soares Santos

Resumo

Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.

Exemplo:

Livro: A culpa é das estrelas

O livro vai contar a história da menina Hazel Grace, de dezesseis anos, que tem câncer em estado terminal na tireoide e nos pulmões, o que a obriga a andar com uns tubos no nariz e carregar um cilindro de oxigênio. E ela começa a frequentar um grupo de apoio, e lá ela conhece Augustus Waters, que tem dezessete anos e perdeu a perna por causa da osteosarcoma (câncer nos ossos). Os dois são muito inteligentes, acabam se dando muito bem um com o outro, e assim eles começam a se apaixonar. Claro que só com essa base da história, você logo de cara já imagina que não é algo que vá ter um final dos mais felizes. Mas o livro não é aquele melodrama do começo ao fim. Ele tem uma história 'a mais'. Porque a Hazel apresenta um livro que ela gosta muito para o Gus, e ele também passa a gostar, o problema é que nenhum deles se conforma com o final daquele livro, e resolvem ir atrás do autor para saber o porque daquilo.

 

Parábola

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.

 O PRESIDENTE E PAZ

O Presidente queria uma imagem quem representasse a paz profunda. Então, decidiu desafiar os fotográfos do país. Dentre milhões de imagens ele escolheu duas. Na primeira fotográfia escolhida havia um lago transparente que refletia, as crianças brincando. O céu estava azul, o gramado cheio de flores. Na segunda fotográfia havia um paraíso tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com relâmpagos e trovões. Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água. Tudo isto se revelava nada pacífico. Mas, quando o presidente observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali, em meio ao ruído da violenta turbulência da água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho... Em Profunda Paz!

O presidente escolheu a segunda fotográfia e explicou: Paz profunda não significa estar em um lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo  Paz profunda significa que, apesar de se estar em meio a tudo isso, permanecemos calmos e confiantes.


Email

Essa comunicação, que antes só era possível por meio de cartas e telegramas, atualmente possibilita a troca de informações a qualquer instante, independente da distância a que se inserem os interlocutores envolvidos. Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada. No que se refere à linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade estabelecido entre os interlocutores e com a finalidade a que se destina a comunicação. Obviamente que, ao se tratar de assuntos profissionais, o vocabulário tende a apresentar um certo formalismo. A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br

Exemplo:

De: Rayane Soares Santos
Para: Aélcio Vander dos Santos
Assunto: Férias


Aélcio,

as férias estão chegando, estou ansiosa para saber se vamos visitar nosso familares esse ano. Tenho saudades dos meus avós e quero por todos os assuntos em dias com meus primos. Se puder me dar informações mais precisas, ficarei grata!

Abraços, papai.

 

Conto

É um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores. Inicialmente, fazia parte da literatura oral. Boccacio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão. Diversos tipos do gênero textual conto surgiram na tipologia textual narrativa: conto de fadas, que envolve personagens do mundo da fantasia; contos de aventura, que envolvem personagens em um contexto mais próximo da realidade; contos folclóricos (conto popular); contos de terror ou assombração, que se desenrolam em um contexto sombrio e objetivam causar medo no expectador; contos de mistério, que envolvem o suspense e a solução de um mistério.  

 Exemplo:

          Na cidade de Boa Volta. Era um dia muito feliz para Fernanda porque iria casar com Ricardo. Mas apesar de sua felicidade ser grande seu noivo estava triste, pois não tinha vontade de casar com Fernanda e sim com Carla, a amiga de sua futura esposa.
           Quando chegou o dia seu casamento. Fernanda se arrumava em um hotel, estava muito feliz e linda.
            Enfim, a hora do casamento chegou. Mas, quando o noivo estava em sua casa se arrumando chegou uma caixa com uma carta que dizia: “ Quero viver ao seu lado e ser feliz. Vem comigo! As. Carla”. Ele ficou pensativo. Enquanto isso a noiva já pronta partiu para a igreja e ao chegar lá ficou sabendo que o noivo não havia chegado. Ela ficou esperando. As horas se passaram. Até que chegou uma carta que dizia: “Desculpa, agora estou feliz!”. E Carla escreveu o mesmo para o seu noivo.
            O noivo de Carla e Fernanda se casaram naquela mesma noite e ali recomeçaram uma nova história e um novo amor.

Apólogo


Apólogo: Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.



  Exemplo: 

O pastel e a empada


Dois amigos estavam conversando na padaria um pastel e uma empada

. Quando o pastel perguntou:

O que aconteceu? Você parece triste

Meu amado se foi. Estou muito mais trite do que nas outras vezes, pois ele foi o casamento que durou mais, ficou duas horas aqui, ao meu lado.

Calma, empadinha, daqui a pouco você arruma outro companheiro. Eu, por exemplo, nunca fiquei mais que quarenta minutos com uma companheira.

Eu sei, mas dói a solidão… mesmo que temporária.

Olha ai, novos companheiros pra você escolher, todos quentinhos.

Uhul! – Falou a empadinha com um ar tristonho, então o pastel falou:

Mesmo que tenha ido embora, ele sempre será inesquecível no seu coração e o tempo é a melhor cura para essa dor.

Os acontecimentos marcantes que acontecem ficarão pra sempre em você e com o tempo a dor vai sumir, só restarão lembranças. 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Resenha

Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.
Filme: Que horas ela volta?

Val é uma mãe que não teve condições de ficar ao lado da filha.  Também por problemas de relação com o pai da menina, é bem verdade, mas sobretudo, porque teve que trabalhar muito para mandar dinheiro para manter a filha.
Porém, sua patroa Bárbara, também é mãe ausente. Ela deu a educação e a afetividade do filho Paulinho, justamente para Val. A família de Bárbara caminha para a desagregação, o marido está deprimido. O filho não tem estímulo para estudar.
A chegada de Jéssica à casa de Val, ou melhor, a casa dos patrões, pois ela mora no serviço, é um furacão que mexe com todos. Provoca crises e conflitos. Não vale a pena contar detalhes da história, mas simplesmente ressaltar a virada na vida de Val. Ela se conscientiza que o mais importante é retomar a relação com a filha.
E finalmente ocorre a reconciliação. Poucas coisas podem ser mais profundos que um processo de reconciliação verdadeiro, entre pais e filhos. E aí está a força de “Que Horas Ela Volta?”. Todas as outras mensagens do filme também são muito importantes, mas a comoção  é gerada pela reconciliação entre Val e Jéssica.


Crônica

 É uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV.

Exemplo:

Fazer aniversário é bom, dia de aniversário é uma delícia, nem tô falando dos presentes.  Pra mim, o que mais conta é o que não é material. O carinho, as palavras doces, os abraços de urso, as surpresinhas... Por esses, eu faria aniversário quase todo mês, todo dia.
 
Eu guardo as mensagens que recebo, quando releio sempre choro, é inevitável. Algumas pessoas até saem da nossa vida por diversas circunstâncias, mas aquele recadinho com letra semi-garrancho vai sempre estar na gaveta, pronto pra ser lido quando bater saudade ou quando a autoestima der uma descida ladeira abaixo. 
 
Todo mundo deveria ter um aniversário mágico, com direito a surpresas, fofuras, brilhos e amor.


 

Fábula

É um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil. As personagens principais são não humanos e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.


Exemplo:

Em um belo dia o cachoro foi visitar o tucano e o convidou para para almoçar. No dia seguinte, o tucano chegou na casa do cachorro. - Que cheiro bom! – disse o tucano ao ver o cachorro preparando o almoço - Venha almoçar. – disse o cachorro.
O cachorro, que tinha feito uma sopa , serviu  em dois pratos rasos e começou a lamber a sua. Mas o tucano não conseguiu comer: o bico era comprido e estreito e o prato não o ajudava. Mas, o tucano era educado para se queixar e voltou para casa cheinho de fome.
Claro que o cachorro achou engraçada a situação!
  O tucano pensou, voltou a pensar e achou que o cachorro merecia uma lição. E também o convidou para alnoçar. Fez uma saborosa sopa e bem cheirosa. Mas, desta vez serviu em jarras muito altas e estreitos, totalmente apropriados para enfiar o seu bico.
- Anda, vem comer cachorro, a sopa está uma delicia.
E foi a vez do cachorro não conseguir comer nada.
- Muito obrigado, amigo tucano mas não estou com fome - respondeu o cachorro com um ar triste. E voltou para casa de mau humor, porque o tucano se vingou.

MORAL – Nunca faça com o proximo o que não gostaria que fizesse contigo.

Paródia

A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso. A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica. 

Tô virado já tem uns três dias
Tô bebendo o que eu jamais bebi
Vou falar o que eu nunca falei
É a primeira e a última vez

Eu sosseguei
Ontem foi a despedida
Da balada, dessa vida de solteiro
Eu sosseguei
Mudei a rota e meus planos
E o que eu tava procurando, eu achei em você
Exemplo:

Tô chorando já tem uns três dias
Tô gritando, pedindo pra sair
Vou falar o que eu nunca falei
É a primeira e a última vez

Eu reprovei 
Ontem foi a noticia
No mural da escola tava escrito
Eu reprovei
Vou mudar de turma e os meus planos
Adeuuuusss

 

 

Entrevista

  É um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos, especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos, como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos, como na entrevista médica.   
 
 
Exemplo:
 
Professor: Rayane você deseja entrar na faculdade
Rayane: Claro!
Professor: Qual curso?
Rayane: Ciências Politicas ou direito, ainda estou em duvido!
Professor: Por que tem interesse por esse cursos?
Rayane: Eu odeio absolutamente tudo que envolva Matemática!

Propaganda

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
 
Exemplo: 
 Seja meu novo amiguinho, cresceremos juntos! Me leva pra casa! Eu nunca te pedi nada!
 

Piada

Uma piada é um texto narrativo curto de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.

Exemplo:

Papai, papai... na escola me chamaram de mentirosa. Cala a boca que você nem vai pra escola ainda..
 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Receita Culinária

Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.

Exemplo:

 Pão de Queijo

Ingredientes

  • 500 g de polvilho azedo
  • 1 copo (americano) de água
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovo
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • Modo de Preparo

    1. Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal
    2. Adicione o polvilho, misture bem e comece a sovar a massa com o fogo desligado
    3. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem
    4. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro
    5. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas
    6. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos